Pezão inaugura reforma no Casarão de Arrozal


O governador Luiz Fernando Pezão (MDB) inaugurou nesta terça (30) o “Casarão Cultural Memórias do Vale do Café, do Paraíba e dos Tambores”. O prédio tombado pela prefeitura de Piraí, retoma as atividades com novas instalações, após quatro anos de reformas. O casarão parte do patrimônio histórico, cultural e arquitetônico da cidade, passou por obras de reforma e conservação e agora abre as portas para receber a comunidade e se reafirmar como um ponto turístico da região.

O evento de reabertura teve início às 10h e contou com a presença do governador do Estado do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão e do Bispo Diocesano, Dom Francisco Biasin da diocese de e Barra do Piraí – Volta Redonda, do vice, Francisco Perota e do prefeito de Piraí, Luiz Antônio da Silva Neves, que visitaram os novos espaços de convivência do Casarão como o café, o anfiteatro e as salas de exposição.

Foram convidados ainda para o desenlace da fita de reinauguração, contou com apresentações do Jongo da Cachoeira de Arrozal e dos corais Feliz Idade e Girassol, Projeto Piraí Musical, oficinas de artesanato, exposições, café temático e farmácia da pastoral da criança.

A história do Casarão de Arrozal

O Casarão, ou antiga Fazenda Sobrado, como era conhecido, é localizado na praça principal do distrito de Arrozal, e faz parte do patrimônio histórico e cultural da cidade de Piraí. O local é um ícone de construção de um tempo. Construído pela família Breves, a edificação é um exemplo da arquitetura civil que marca o Ciclo do Café. A Mitra Diocesana de Volta Redonda é a atual proprietária do imóvel e a Prefeitura Municipal de Piraí, a comodatária.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Novo site da Faol mostra localização de todos os ônibus em tempo real

Gabinete de Intervenção faz audiência pública para aquisição de 2.955 viaturas caracterizadas

Falta de rabecão atrasa remoção de corpos