Concessão de RJs tem avanço
O governo do Rio de Janeiro avança nas discussões
referentes à concessão de rodovias estaduais e construções de novas estradas
para escoar o tráfego, principalmente no interior. Recentemente, o comitê
gestor do Programa Estadual de Parcerias Público-Privadas (Propar) se reuniu,
no Palácio Guanabara, e fechou os últimos ajustes para o lançamento do edital
chamamento público de procedimento de manifestação de interesse. Nesta primeira
fase, será escolhido o consórcio ou empresa que definirá a modelagem da
concessão em um período de quatro meses.
Os lotes de concessão foram divididos em três grupos,
que englobam diferentes regiões do estado. No grupo 1, o lote Sul Fluminense
abrange as RJs 127, 145 e 155, que se ligam à BR 116 e à BR 393. Já o lote Eixo
Centro-Noroeste é formado pelas RJ 122, RJ 158, RJ 160 e RJ 186, que beneficiam
municípios como Cachoeira de Macacu, Itaperuna, Bom Jesus de Itabapoana, entre
outros. O lote Litoral Norte engloba os 213 km da Amaral Peixoto, a RJ 106, que
faz conexão entre São Gonçalo e Macaé, passando pela Região dos Lagos, com
destaque para o trecho entre Rio das Ostras e Macaé, além dos acessos à Armação
dos Búzios e Cabo Frio.
O grupo dois abrange as vias metropolitanas: a RJ 103,
que ainda será construída; a RJ 081, com um novo trecho de 7 km; e a Linha
Vermelha (RJ 071) com 6 km a mais que o trajeto original. O grupo três será
formado pela nova rodovia, a RJ 244, com aproximadamente 45 km de extensão e
que vai ligar a BR 101 na altura de Campos até o município de São João da
Barra, onde fica o Porto do Açu.
Para o secretário da Casa Civil e Desenvolvimento
Econômico, Christino Áureo, a iniciativa do governo atende a uma demanda
crescente de desenvolvimento do interior do estado.
— O objetivo disso tudo é fazer com que a gente tenha
a mobilização da malha com a possibilidade de levar efetivamente o
desenvolvimento para o interior. Um dos grandes gargalos da economia do estado
do Rio é justamente a deficiência nessa malha. A concessão é um legado
importante, porque ela vai permitir que a gente ocupe adequadamente o eixo
dessas rodovias — disse o secretário, que preside o Propar.
A concessão também é um instrumento importante para
garantir investimentos em infraestrutura no estado.
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