Governo do Estado vai recuperar estradas vicinais

Macaé é um dos municípios que serão contemplados com as melhorias

O programa Estradas da Produção, da Secretaria de Agricultura, vai executar até o fim do ano a manutenção e recuperação de 971 quilômetros de estradas vicinais, em 89 microbacias hidrográficas atendidas pelo programa Rio Rural, em 44 municípios das regiões Norte, Noroeste, Serrana, Baixadas Litorâneas e Metropolitana, facilitando o escoamento da produção e a mobilidade da população do campo.

O Diário Oficial de quarta-feira (31/1) publicou o aviso de concorrência pública para as empresas interessadas em operacionalizar as máquinas e equipamentos que integram as patrulhas mecanizadas do programa e que vão realizar o trabalho. Os recursos são provenientes de parte de verba adicional do Banco Mundial aprovada no ano passado para investimento no Rio Rural.

Desde sua criação, em 2010, o Estradas da Produção já fez a manutenção e recuperação de mais de 30 mil quilômetros de vicinais, atuando em todo o território fluminense em parceria com as prefeituras. Em virtude das restrições orçamentárias do Estado, o programa foi redirecionado e passa a atender às microbacias contempladas pelo programa de desenvolvimento rural sustentável.

Nessa nova etapa, também estão incluídas obras de revestimento primário com brita corrida e compactada ao leito em 89 quilômetros das vias nas microbacias. A execução e fiscalização dos trabalhos, a serem concluídos até o fim do ano, serão feitos pelas equipes da Engenharia Rural da Emater-Rio e corpo técnico da Secretaria de Agricultura.

Confira os municípios onde estão localizadas as mirobacias que receberão as obras: Bom Jesus do Itabapoana, Itaperuna, Laje do Muriaé, Natividade, Porciúncula, Varre Sai, Aperibé, Itaocara, Miracema, Santo Antônio de Pádua, São José de Ubá, Cambuci, Cardoso Moreira, Italva, Macuco, São Fidélis, São Sebastião do Alto, Bom Jardim, Cantagalo, Carmo, Cordeiro, Duas Barras, Nova Friburgo, Carapebus, Conceição de Macabu, Macaé, Quissamã, Santa Maria Madalena, Trajano de Morais, Campos dos Goytacazes, São Francisco do Itabapoana, São João da Barra, Sapucaia, São José do Vale do Rio Preto, Sumidouro, Teresópolis, Araruama, Cabo Frio, Cachoeiras de Macacu, Itaboraí, Magé, Rio Bonito, Saquarema e Tanguá.

Comentários

  1. Há tempos essas estradas eram construídas e conservadas periodicamente pela CODERTE
    - Companhia de Desenvolvimento Rodoviário e Terminais do Estado do Rio de Janeiro.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Novo site da Faol mostra localização de todos os ônibus em tempo real

Gabinete de Intervenção faz audiência pública para aquisição de 2.955 viaturas caracterizadas

Antigo prédio do Sanatório Naval no Catarcione era usado para esconder drogas