Friburgo é premiada como a cidade mais empreendedora do estado



Nova Friburgo recebeu na manhã desta quinta-feira, 26, o prêmio Cidade Empreendedora, do Sebrae. A solenidade aconteceu na sede da instituição, no Rio de Janeiro, e contou com a presença do prefeito Renato Bravo, da primeira dama Cristina Bravo, além do secretário municipal de Infraestrutura e Logística, Ângelo Jaque, o subsecretário de Desenvolvimento Econômico, Walter Thuller, e do vereador professor Pierre. Representantes dos outros dez municípios participantes da competição também compareceram ao evento.

A conquista friburguense do primeiro lugar foi divulgada no início de abril. 

De acordo com o governo municipal, com o envolvimento de cerca de 90 funcionários de diversas secretarias da prefeitura, o título foi o resultado do cumprimento dos quesitos necessários para alcançar e promover um ambiente de negócios favorável, promissor e sustentável na cidade. “Saldo disso é uma Nova Friburgo considerada a cidade mais desburocratizada do Estado do Rio, que passou praticamente todo o ano de 2017 na liderança da geração de empregos e que, em 2018, teve o melhor primeiro trimestre dos últimos oito anos neste setor”, declarou a prefeitura através de nota.

Além do certificado de Cidade Empreendedora, o município recebeu seis medalhas por se destacar em trabalhos desenvolvidos nos setores de agricultura, educação, desburocratização, compras públicas, meio ambiente e empreendedorismo. O município ficou à frente de  Petrópolis, que ficou com o segundo lugar na disputa; Volta Redonda, que conquistou o terceiro lugar, além de São Pedro da Aldeia, Itaperuna, Campos, Niterói, Três Rios, Angra dos Reis, Nova Iguaçu e Duque de Caxias. Juntas, essas cidades respondem por mais de 20% da atividade empresarial do estado.

Entre as principais iniciativas que Nova Friburgo mostrou estão: elaboração de leis municipais que beneficiam os microempreendedores individuais (MEIs); elaboração de editais exclusivos voltados para os MEIs; participação de servidores em capacitações voltadas para as compras públicas e desburocratização; realização de licitação com previsão de cotas voltadas para pequenos negócios; elaboração de canal de divulgação para os editais de licitação voltados para os pequenos negócios; participação de entidades de classe no desenvolvimento econômico local através de convênios e reuniões; incentivos tributários voltados aos pequenos negócios; e realização de atividades de educação empreendedora nas escolas.

“Uma cidade com ambiente favorável à geração de empregos, à abertura de novos negócios, é sem dúvida um excelente caminho para o desenvolvimento. Nosso governo está muito dedicado em relação à sustentabilidade econômica de Nova Friburgo, e nós vamos continuar trabalhando de forma incansável para mantermos essas estatísticas positivas”, disse o prefeito Renato Bravo.

“Esse é o caminho ideal para uma administração que pretende gerar um desenvolvimento local consolidado, ainda mais quando em torno de 45% de nossas atividades econômicas são realizadas por MEIs. Procuramos criar uma série de instrumentos na rotina da prefeitura para agilizar processos e, com isso, ter um ambiente de negócios que incentive a instalação e legalização de empresas no município. Esse título e medalhas representam o reconhecimento das ações que vêm sendo implementadas na cidade”, acrescentou o subsecretário de Desenvolvimento Econômico do município, Walter Thuller.

Para a  coordenadora regional do Sebrae-RJ, Fernanda Gripp, o que mais chamou atenção quanto ao desempenho de Nova Friburgo foi a união e o comprometimento dos servidores públicos no cumprimento das tarefas estipuladas. “Em Nova Friburgo, praticamente 100% do que foi estipulado como meta nas reuniões foram cumpridos. E não apenas isso, mas tudo foi evidenciado documentalmente, o que proporcionou uma excelente pontuação para a cidade. Isso foi um grande diferencial durante a competição”, disse ela.

O programa

Segundo o Sebrae, o programa Cidade Empreendedora foi lançado com o objetivo de incentivar os governos municipais e as lideranças empresariais locais a desenvolverem e implantarem políticas públicas voltadas para micro e pequenas empresas, em favor da promoção de uma ambiente favorável à geração de negócios e do desenvolvimento socioeconômico.

Com cerca de 185 mil habitantes, Nova Friburgo conta hoje com 26.012 empresas, sendo 11.360 MEIs, que equivalem a cerca de 45% dos negócios da cidade. O Programa Cidades Empreendedoras em Nova Friburgo começou em agosto do ano passado, quando o município deu o primeiro passo para que fossem criadas e implantadas políticas públicas voltadas para micro e pequenas empresas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Novo site da Faol mostra localização de todos os ônibus em tempo real

Gabinete de Intervenção faz audiência pública para aquisição de 2.955 viaturas caracterizadas

Falta de rabecão atrasa remoção de corpos