Licitação para iluminação adiada
A novela em que se tornou a licitação para
contratação de empresa para serviços de iluminação pública em Campos teve mais
um capítulo. Após três empresas apresentarem pedido de impugnação, a Prefeitura
adiou o pregão. O adiamento foi publicado no Diário Oficial (DO) dessa
quinta-feira (26), mesmo dia em que seria realizado o pregão. Em nota, a
Superintendência de Comunicação do município informou que o edital será
republicado.
O DO trouxe Aviso de adiamento de licitação,
assinado pelo pregoeiro José Dalton de Souza Pinto Filho. Segundo a publicação,
a “sessão para a realização da licitação, na modalidade Pregão Presencial de nº
041/2017, conforme discriminado abaixo, marcada para o dia 26 de abril de 2018,
às 10h (dez horas), está adiada sine die por falta de tempo hábil para análise
das peças impugnatórias”.
A licitação é para contratação de empresa de
engenharia especializada na execução dos serviços de gestão do sistema de
iluminação pública e serviços de engenharia, com o fornecimento de mão de obra
e todos os materiais necessários à execução.
Em nota a Superintendência informou: “Três empresas
entraram com impugnação de edital e, por terem entrado próximo à data que
aconteceria o pregão, foi necessário adiar o certame para apreciação do
conteúdo impetrado na prefeitura. O edital será republicado na próxima semana.
Não procede a informação de que as exigências estariam fora da NR12 ou qualquer
outra manifestação de irregularidades com o edital, visto que já foi apreciado
pelo TCE-RJ”.
No entanto, segundo o empresário Robson Santos
Ribeiro, proprietário da Talimaq — uma das empresas que apresentou a impugnação
— inadequação à Norma Regulamentadora (NR) 12 foi um dos quatro itens
apresentados no pedido. A NR 12 qualifica equipamentos para trabalhar em
altura, o que, no entendimento do empresário, não estaria sendo devidamente
observado.
— Apresentamos a impugnação na Prefeitura de Campos,
mas também no TCE e no Crea (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio
de Janeiro) — explicou o empresário.
Desde o início do governo Rafael, as reclamações
foram muitas sobre a deficiência de iluminação. A licitação foi suspensa pelo
Tribunal de Contas do Estado (TCE) e por meses não houve reposição de lâmpadas.
Também no ano passado, a Câmara aprovou o reajuste da taxa de iluminação, que
gerou mais reclamações ainda.
O edital foi liberado pelo TCE no último dia 10 de
abril, após cumprimento por parte do poder público municipal de todas as
adequações recomendadas. O valor do contrato a ser firmado será de R$
13.771.994,36.
Porém, antes mesmo da autorização do Tribunal de
Contas para realização de nova licitação, o trabalho de reposição de lâmpadas
em vários pontos já vem sendo feito, de maneira emergencial.
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