Prefeito de Quatis paga metade do décimo terceiro nesta sexta-feira



Quatis – O prefeito Bruno de Souza (MDB) confirmou para essa sexta-feira, dia 29 de junho, o pagamento da metade do décimo terceiro salário aos servidores municipais que solicitaram esta antecipação. Bruno classificou a medida como “mais uma ação concreta adotada pela administração municipal visando valorizar a importância do funcionalismo para o dia a dia da cidade”.

Segundo a Secretaria de Administração, dos 1.170 servidores, um total de 696 funcionários vai receber a antecipação do décimo terceiro, incluindo trabalhadores efetivos e ocupantes de cargos em comissão. O montante aplicado no pagamento de 50 por cento do benefício ficou em R$ 491.585,54. A segunda parcela será paga em dezembro, assim como o pagamento integral do décimo terceiro, no caso de quem preferiu não solicitar a metade inicial agora, no meio do ano.

Já o pagamento dos salários relacionados ao mês de junho está previsto para a sexta-feira da próxima semana, dia 06 de julho, o que vai manter a liberação dos vencimentos da categoria rigorosamente dentro do prazo constitucional (até o quinto dia útil do mês subsequente ao mês trabalhado).

 Desde janeiro do ano passado, quando a atual administração municipal tomou posse, os salários dos servidores sempre saíram em dia, apesar da crise econômica nacional, que diminuiu o volume de repasses estaduais e federais para a cidade.

– As medidas de contenção dos gastos que estabeleci por decreto no final de 2015, e cuja vigência continua em vigor até hoje, tinham justamente como um dos objetivos assegurar a disponibilidade de recursos financeiros para manter em dia os salários do funcionalismo, além de garantir as condições para a manutenção dos serviços essenciais e a realização dos investimentos extremamente necessários. Estes objetivos estão sendo alcançados, o que mostra que estamos percorrendo o caminho certo para promover o equilíbrio das contas públicas municipais – declarou o prefeito.

O pagamento da metade do décimo terceiro aos funcionários públicos que optaram pela antecipação amplia as ações determinadas desde o ano passado pelo prefeito Bruno de Souza a favor dos servidores municipais. 

Dos quase 1.200 funcionários públicos do Município, por exemplo, mais de 80 por cento são servidores efetivos. O quadro funcional foi ampliado com a convocação de profissionais aprovados no concurso realizado em outubro de 2015, durante o primeiro mandato do prefeito Bruno de Souza (2013-2016). Até maio deste ano, mais de 400 candidatos que passaram naquele concurso, principalmente para as áreas de Educação, Saúde e Assistência Social, tinham sido admitidos.

Outra medida adotada pela prefeitura foi a mudança do sistema de pagamento do vale-alimentação aos servidores municipais com direito a este benefício, cujo valor (R$ 110,00) passou a ser depositado direto no contracheque do funcionário. A mudança possibilitou ainda que as compras de mantimentos passassem a ser feitas nos estabelecimentos da preferência do servidor. Antes, a aquisição ocorria apenas em estabelecimentos conveniados, através de um cartão magnético. E agora, a prefeitura administra o benefício diretamente, sem a necessidade de terceirizar o serviço para uma empresa privada.

A adaptação dos salários dos professores ao piso nacional da categoria e o aumento do efetivo da Guarda Municipal estão entre outros resultados positivos da política valorização do funcionalismo desenvolvida pela administração do prefeito Bruno de Souza. O contingente da corporação dobrou, estando hoje em mais de 70 agentes. Ainda sobre a Guarda Municipal, Bruno encaminhou recentemente, à Câmara de Vereadores, um projeto de lei propondo a instituição do auxílio uniforme para os guardas municipais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Novo site da Faol mostra localização de todos os ônibus em tempo real

Margareth volta à Prefeitura de Italva depois de 12 dias

Gabinete de Intervenção faz audiência pública para aquisição de 2.955 viaturas caracterizadas