Comitiva friburguense chega nesta terça à Suíça


O jornalista Fernando Hirschy, nascido em Nova Friburgo e radicado há 20 anos em Fribourg,  vai atuar como “correspondente” de A VOZ DA SERRA na Suíça, onde está o prefeito Renato Bravo para participar dos eventos comemorativos do Dia Nacional da Suíça, festejado nesta quarta-feira, 1º de agosto. Fernando é editor do site  www.swissinfo.ch em português, um serviço internacional da Sociedade Suíça de Radiodifusão e Televisão, criada há quase 90 anos. Hirschy tem feito a cobertura dos principais eventos alusivos aos 200 anos de Nova Friburgo e esteve na cidade em maio passado, quando, além da participação nas atividades do bicentenário, reviu familiares, amigos de infância e colegas de seus tempos de escola. A seguir,  a primeira reportagem de Fernando para A VOZ DA SERRA.

Chegaram nesta segunda-feira, 30, à Suíça os primeiros participantes de Nova Friburgo e região para as comemorações do Dia Nacional da Suíça, celebrado nesta quarta-fera, 1° de agosto: um grupo de 22 ginastas do INEC/SilvanaGym e nove músicos do conjunto de choro Os Matutos, de Cordeiro, animarão a festa na cidade de Estavayer-le-lac, no cantão de Fribourg, junto com grupos de rock e fanfarras da Suíça.

Convidado oficialmente pelo governo do cantão (estado) de Fribourg, o prefeito Renato Bravo chega nesta terça-feira à Suíça, acompanhado da primeira-dama Cristina Bravo; do presidente da Câmara de Vereadores, Alexandre Cruz; da chefe do cerimonial da prefeitura, Janaína Saad, e do tradutor Eduardo Martins. O convite para vir à Suíça foi entregue em mãos ao prefeito pelo presidente da “Association Fribourg-Nova Friburgo”, Raphael Fessler, em março de 2017. O governo do estado suíço pretendia, assim, demonstrar seu interesse em participar das comemorações do bicentenário de Nova Friburgo. O cantão de Fribourg investiu mais de R$ 700 mil em diversas manifestações para comemorar os 200 anos da “Suíça Brasileira”, que estão acontecendo durante todo o ano de 2018, na Suíça e no Brasil.

Segundo a representante da chancelaria de Estado de Fribourg, Martine Cottier-Chassot, a cidade de Estavayer-le-lac foi escolhida por ter sido de lá que, no dia 4 de julho de 1819, um grupo de 830 habitantes do cantão de Fribourg deixaram sua terra natal para fundar uma colônia suíça em Nova Friburgo. Nesta terça à noite, o governo do cantão de Fribourg oferecerá um jantar para acolher o prefeito e demais membros da delegação brasileira. A comitiva partirá na manhã do dia 1° para Estavayer-le-lac, onde se encontrará com o prefeito da cidade, André Losey, e diversas autoridades suíças dos cantões de Fribourg e do Jura, cantão que mandou o segundo maior contingente para Nova Friburgo.

Na quinta-feira, 2, o prefeito de Nova Friburgo fará uma excursão à montanha Moléson, um dos pontos turísticos do cantão de Fribourg que deu o nome ao queijo produzido pela queijaria suíça de Nova Friburgo. Renato Bravo e sua comitiva serão ainda recebidos por uma delegação da cidade de Fribourg no dia 3, deixando a Suíça no dia 4 de agosto.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Novo site da Faol mostra localização de todos os ônibus em tempo real

Gabinete de Intervenção faz audiência pública para aquisição de 2.955 viaturas caracterizadas

Falta de rabecão atrasa remoção de corpos