Quarto polo do Tomatec será implantado no Carvão


Nesta terça-feira (31), às 10h, será realizado o quarto e último plantio do ano, dentro do projeto Tomatec, em uma propriedade localizada na região do Carvão, na Baixada Campista. O novo polo do Tomatec estará em uma propriedade de 720m² e vai contar com mil pés do fruto do tipo italiano. O local fica sob o comando do produtor Luis Fernando Silva.

A propriedade possui uma característica particular, que é a maior em quantidade de ferro na composição da água. Por este motivo, o pesquisador da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Frederico Veiga, apresentou um modelo alternativo de filtragem, para que pudesse ser implementado. Após análise da água e solo, que é uma ação inicial no projeto, foi implantado um sistema alternativo de tratamento da água e redução da presença da substância.

No processo de filtragem, a água é bombeada do poço para um sistema elevatório denominado "chapéu chinês" e transmitida para uma caixa de mil litros, onde funciona um filtro contendo camadas de carvão areia e brita, que caracteriza o processo primário de filtragem. Após esse processo, a água passa para um sistema secundário com filtro de eliminação de impurezas e segue para o processo seguir, de fertirrigação por gotejamento, alimentando todas as linhas de produção do tomate.

O Tomatec é um projeto idealizado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e visa a produção de tomates de forma sustentável, garantindo a preservação do solo, o uso racional da água e o ensacamento do fruto que garante a sua proteção e redução de resíduos tóxicos. O projeto em Campos tem parceria com a UFRRJ, Empresa de Pesquisa Agropecuária do estado do Rio de Janeiro (Pesagro-RJ), interlocução do Fórum de produtores rurais AgroNorte e apoio da Prefeitura de Campos, por meio da Companhia de Desenvolvimento do Município (Codemca).


Em Campos, o Tomatec foi lançado em novembro de 2017 e faz parte do programa “Caravana Campos para Além dos Royalties”, que visa reduzir a dependência do município em relação aos recursos dos royalties do petróleo, através da valorização das vocações locais e geração de empregos e distribuição de renda dentro do próprio município.

— O programa faz parte de uma das estratégias de fomento à agricultura, que é a nossa principal vocação econômica, gerando renda no campo e aumentando a produção de alimentos no município. Com este plantio, encerramos a etapa de 2018 e a partir de 2019 teremos a ampliação do programa para outras regiões em razão dos resultados positivos alcançados, tanto na produção quanto na procura por parte de agricultores — pontua Marcel Cardoso, vice-presidente da Codemca. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Novo site da Faol mostra localização de todos os ônibus em tempo real

Gabinete de Intervenção faz audiência pública para aquisição de 2.955 viaturas caracterizadas

Falta de rabecão atrasa remoção de corpos