Porto Real lidera ranking estadual de saúde bucal


Porto Real – O município conquistou o Prêmio Nacional de Saúde Bucal 2018, que definiu os municípios vencedores após análise da Comissão de Políticas Públicas de Saúde do Conselho Federal de Odontologia (CFO). O município alcançou o primeiro lugar no estado e o terceiro em todo o território nacional na categoria até 50 mil habitantes. Essa é a segunda vez que o município é contemplado na categoria. Em 2013, o Brasil Sorridente concedeu o prêmio de melhor Saúde Bucal a Porto Real, que à época foi contemplado com um consultório odontológico completo, que hoje se encontra no Ambulatório de Saúde Mental.

O prefeito Ailton Marques atribuiu a conquista aos constantes investimentos realizados no setor de odontologia.

-Esse é o resultado dos esforços de uma equipe comprometida com o trabalho e da preocupação no investimento constante em capacitação e atualização de nossa estrutura, tanto profissional quanto material. Parabéns a todos que contribuíram para mais esse reconhecimento importantíssimo para o município – disse o prefeito Ailton Marques.

O secretário de Saúde, Luiz Fernando Curty Jardim, agradeceu o empenho dos profissionais envolvidos no processo.

-Não poderia deixar de agradecer os setores de Odontologia e de Controle e Avaliação e Planejamento da Secretaria de Saúde, que prontamente atenderam todas as solicitações do Conselho Federal de Odontologia, apresentando toda a documentação comprobatória das ações realizadas. É importante ressaltar que o município, através das Diretrizes do Sistema Único de Saúde, atende toda a população e hoje tem uma abrangência de 100% – destacou Luiz Fernando, que completou enumerando as especialidades atendidas pelo setor de odontologia.

-Atendemos atualmente as seguintes especialidades: odontopediatria, pacientes especiais, endodontia, buco-maxilo-facial; próteses; periodontia; estomatologia; distúrbio de ATM (articulação temporomandibular) e cirurgias sob anestesia geral no Hospital Municipal – disse.

O prêmio

O prêmio, que foi instituído em 2005 pelo CFO, é concedido às cidades brasileiras que se destacam no atendimento odontológico, obedecendo alguns critérios. Entre os 10 critérios para participar do prêmio estão:
 municípios que mantenham o maior número de equipes de saúde bucal no Programa Saúde da Família; que possuam Centros de Especialidades Odontológicas e menor índice epidemiológico em crianças com idade escolar, entre outros.

Os vencedores receberão em reconhecimento ao trabalho desenvolvido e resultados objetivos um consultório odontológico completo. Os demais classificados receberão troféus e certificados.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Novo site da Faol mostra localização de todos os ônibus em tempo real

Gabinete de Intervenção faz audiência pública para aquisição de 2.955 viaturas caracterizadas

Falta de rabecão atrasa remoção de corpos