Campos terá primeiro Ecoponto Modelo de Descarte de Resíduos


Para reduzir o descarte irregular de resíduos, a cidade de Campos contará no próximo mês com o primeiro Ecoponto Modelo de Descarte de Resíduos, no bairro da Penha, na avenida Dr. Newton Guaraná. O local possui 500m² e suportará materiais inservíveis como garrafas de vidros, pneus, entulhos, poda, lixo eletrônico, óleo vegetal, recicláveis, entre outros. A construção é realizada via Termo de Compensação Ambiental pela construção de um condomínio no município, feita pela Construtora Concreart.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Ambiental, Leonardo Barreto, já foram feitas parcerias com as empresas Vital Engenharia Ambiental, Cooperativa Renascer, Reciclanip e empresas revendedoras de bebidas que fazem a logística reversa para fazer o trabalho de retirada e a destinação correta de cada resíduo.

— A entrega está prevista para daqui a duas semanas. A nossa proposta é fazer Ecopontos mais atrativos para a população, para que possamos reforçar a Política Nacional de Resíduos Sólidos, através da Lei 12.305, que prevê a educação ambiental com enfoque na coleta seletiva, separação dos resíduos gerados, na qual o principal responsável é o próprio gerador. O intuito é fazer uma ligação entre a educação ambiental e a fiscalização para que a população tenha a consciência dos seus direitos e deveres — informou o secretário.

Leonardo explica, ainda, que toda grande obra residencial na cidade apresenta o Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV), no qual são mensurados os impactos na obra. Daí partem as propostas de compensação ambiental.

— Resolvemos fazer essa compensação ambiental, onde o recurso foi revertido para a construção do primeiro Ecoponto Modelo da cidade. Escolhemos a área do antigo Ponto de Entrega Voluntária de Entulho, o Peve, da Penha por ser área pública, assim ficará o legado para a população — conclui Leonardo Barreto.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Novo site da Faol mostra localização de todos os ônibus em tempo real

Gabinete de Intervenção faz audiência pública para aquisição de 2.955 viaturas caracterizadas

Falta de rabecão atrasa remoção de corpos