Educação causa polêmica em sessão da Câmara de Campos


No retorno das sessões da Câmara de Campos para o final da tarde, nesta terça-feira, a polêmica ficou por conta da Educação e a nota do município no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que esquentaram o debate entre os vereadores José Carlos (DC) e Cabo Alonsimar (PTC). A origem da discussão, no entanto, se deu em uma moção de aplausos de Eduardo Crespo (PR) com o objetivo de parabenizar as escolas que atingiram a meta estabelecida pelo Ideb.

Crespo, inclusive, chamou ao plenário diretoras e funcionárias que trabalham em algumas das unidades para receberem a homenagem. “Os índices das últimas três avaliações em Campos deixaram a desejar. Em 2013, o município ficou na 89ª posição no estado (antepenúltima), em 2015 foi para 48º e no ano passado caiu para 79ª. A cidade não acompanhou a evolução do país, mas 24,7% das escolas atingiram a meta do Ideb e são essas que estamos homenageando hoje, pois são exemplos a serem seguidos, mesmo com toda a dificuldade”.

José Carlos, então, subiu à tribuna para lembrar dos problemas na Educação na gestão da ex-prefeita Rosinha Garotinho (Patri). “Na gestão da ex-prefeita foram gastos R$ 40 milhões para comprar aqueles livros da Expoente que não eram adequados aos nossos alunos. Ela deixou Campos entre os piores municípios do Ideb no estado inteiro”, disse o parlamentar, que em outro momento ainda afirmou: “Não posso deixar de lembrar também que eles roubaram o dinheiro do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica)”.

Na sequência, o vereador de oposição Cabo Alonsimar foi irônico com o colega de Legislativo. “Acho que devo voltar para a escola, então, porque Campos estava na posição 89 em 2013, e realmente a gestão passada tem culpa, mas em 2015 estava na posição 48 e agora, com o prefeito Rafael Diniz (PPS), caímos para a posição 79”.

Já o vereador Álvaro César (PRTB) usou a palavra para tentar acalmar os ânimos. “Vamos deixar essas discussões para a palavra livre, no final da sessão, em respeito a quem veio aqui para ser homenageado”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Novo site da Faol mostra localização de todos os ônibus em tempo real

Gabinete de Intervenção faz audiência pública para aquisição de 2.955 viaturas caracterizadas

Falta de rabecão atrasa remoção de corpos