Parceria em prevenção na "Escola de Heróis"


Um projeto que visa ensinar aos jovens noções para prevenção de acidentes e Primeiros Socorros. Assim é o “Escola de Heróis”, uma parceria entre a Prefeitura de Campos, através da secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Smece), com o Corpo de Bombeiros. Nesta terça-feira aconteceu o lançamento oficial da iniciativa, na quadra do Ciep Municipalizado Arnaldo Rosa Vianna, no Parque Aurora, primeira escola a receber o projeto. 

Também participaram do evento a vice-prefeita, Conceição SantAnna; a subsecretária Executiva da Secretaria Municipal de Saúde, Renata Juncá; o coordenador municipal de Defesa Civil, Major Edilson Pessanha, dentre outras autoridades civis e militares.

As aulas acontecerão semanalmente, a partir da próxima terça-feira (6), até o dia 13 de dezembro. Cerca de 300 estudantes serão beneficiados. No próximo ano letivo, o projeto percorrerá outras escolas da rede municipal.
— Esta iniciativa faz parte de um conjunto de projetos que a secretaria de Educação realiza, compondo uma rede de proteção e cuidados com os estudantes. Além da prevenção, o “Escola de Heróis” visa reconstruir valores que se perderam ao longo do tempo, como da disciplina e da autoridade, sempre aliados ao respeito e à tolerância — destaca Brand Arenari, secretário de Educação.

Na ocasião, os bombeiros expuseram equipamentos usados nos atendimentos e socorros, objetos que atraíram a curiosidade dos estudantes. “Muito maneiro. Deve ser difícil usar isso. Eu vou aprender tudo aqui e ensinar para os meus colegas”, adianta Patrick Matheus, aluno do 2º ano, encantado com a roupa de mergulho.

— O projeto objetiva formar uma sociedade melhor. Estamos buscando, através de um tema tão importante como é a prevenção, levar conhecimentos aos jovens, aos pais e professores, criando uma cultura de prevenção em áreas como primeiros socorros, afogamento, combate a incêndio, a acidentes de trânsito, estímulo à atividade física e até, quem sabe, conseguir que, daqui a alguns anos, tenhamos aqui alguns bombeiros militares — elenca o coronel Cássio Capelli, comandante do Comando de Bombeiros de Área (CBA) 4 Norte/Noroeste Fluminense.

A implantação do projeto acontece através do Programa Saúde na Escola (PSE), um programa do governo federal, realizado no município pelas secretarias de Educação e de Saúde. O programa foi reativado pelo governo Rafael Diniz no ano passado. Entre as ações desenvolvidas com os estudantes estão: avaliação da saúde auditiva e ocular; educação alimentar e nutricional; educação em saúde bucal; combate ao Aedes aegypti, orientações sobre higiene, além de projetos voltados para saúde mental, vocal, entre outros. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Novo site da Faol mostra localização de todos os ônibus em tempo real

Gabinete de Intervenção faz audiência pública para aquisição de 2.955 viaturas caracterizadas

Falta de rabecão atrasa remoção de corpos