Ministro impede prisões na Chequinho



O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski concedeu habeas corpus para impedir a prisão dos vereadores afastados Ozéias (PSDB) e Miguelito (PSL), além da ex-secretária municipal de Desenvolvimento Social, Ana Alice Alvarenga, e a ex-coordenadora do programa Cheque Cidadão, Gisele Koch. Todos foram condenados a cinco anos e cinco meses de prisão no regime semiaberto em segunda instância na ação penal da operação Chequinho.

Também foi Lewandoswki quem concedeu outro habeas corpus ao ex-governador Anthony Garotinho (PRP), condenado em primeira instância a 9 anos e 11 meses de cadeia no regime fechado por participação no “escandaloso esquema” de troca de votos por Cheque Cidadão antes da última eleição municipal. A ação penal de Garotinho chegou a ser pautada pelo TRE para ser julgada, mas a decisão do ministro impediu a análise por parte dos desembargadores.

Ozéias e Miguelito, que chegaram a ser presos em 2016, foram eleitos para a Câmara Municipal em 2016, assumiram os mandatos em meados do ano passado, após decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mas foram afastados por decisão da Justiça, depois que a Corte Regional Eleitoral manteve a condenação, mas na Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije). Eles recorrem em Brasília, mas fora dos cargos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Novo site da Faol mostra localização de todos os ônibus em tempo real

Margareth volta à Prefeitura de Italva depois de 12 dias

Gabinete de Intervenção faz audiência pública para aquisição de 2.955 viaturas caracterizadas