RJ-116 e RJ-130 ganham nova sinalização e novos radares
O reforço na sinalização de um trecho sinuoso entre
os quilômetros 57 e 59 da serra da RJ-116, que atravessa o Parque dos Trechos
Picos e liga Cachoeiras de Macacu a Nova Friburgo, reduziu em 63% o número de
acidentes no local, concluiu um estudo divulgado esta semana pela Agetransp, a
agência que regula as concessões de rodovias e o transporte público no estado.
Entre abril e novembro deste ano, foram registradas
14 ocorrências no trecho, localizado logo após a Gruta da Santa. No mesmo
período de 2016, por exemplo, foram 38 acidentes e, no ano passado, 32 casos.
Em três anos, a média de acidentes no trecho caiu de 4,7 para 1,7 por mês.
Consequentemente, houve redução significativa também na quantidade de acidentes
com vítimas no local, que saiu de 11 casos em 2016, registrou seis em 2017 e
apenas um entre abril e novembro de 2018.
Do total de 84 acidentes entre abril e novembro dos
últimos três anos, 55 (65%) são referentes a saídas de pista, 11 a quedas de
moto e quatro a colisões frontais. Os outros 14 referem-se a outros tipos de
ocorrência. Os tipos de acidentes mais comuns também registraram redução na
comparação com 2016, quando ocorreram 24 saídas de pista, cinco quedas de moto
e três colisões frontais. Em 2018, foram 11 saídas de pista, duas quedas de
moto e não foi registrada nenhuma colisão frontal.
A melhoria na sinalização foi realizada pela
Rota 116, concessionária que administra a rodovia, depois que a Câmara de
Transportes e Rodovias (Catra), da Agetransp, determinou, por meio da
deliberação 986, de 29 de novembro de 2017, a realização de estudos para adoção
de medidas que contribuíssem para a redução de acidentes no trecho entre os
quilômetros 57 e 59, que tem como características curvas sinuosas, próximas de
raio mínimo, intercaladas por segmento em tangente.
Na sinalização horizontal, foi feito, segundo o
órgão, reforço das faixas de eixo e de bordo da pista e foram implantados
tachas e tachões refletivos no eixo, 150 metros antes e depois das curvas, com
espaçamento de 16 metros e de quatro metros nas curvas, o que aumentou a
visibilidade dos limites das pistas de rolamento, principalmente à noite e em
condições climáticas adversas. Na sinalização vertical de advertência, a
principal medida foi readequar a localização das placas existentes, o que
permitiu ao motorista visualizar com antecedência suficiente para a tomada de
decisão.
Novos radares
O governo do estado também vem retomando os
investimentos nas rodovias sob sua administração. Desligados desde o ano
passado, radares das estradas que cruzam Nova Friburgo começaram a ser
substituídos no fim do mês passado. Segundo o Departamento de Estradas de
Rodagem (DER-RJ), o procedimento para troca e ativação dos aparelhos deve ser
concluído até o fim de janeiro do próximo ano.
Instalados já em alguns trechos da RJ-116, como
Theodoro de Oliveira e Ponte da Saudade, e também na RJ-130 (Nova Friburgo -
Teresópolis), próximo ao Hospital São Lucas, os novos equipamentos são menores
que os modelos anteriores e mais modernos. Os radares estão sendo instalados em
todas as rodovias. O investimento, que inclui lombadas eletrônicas,
equipamentos fixos de controle de velocidade e avanço semafórico e parada sobre
a faixa de pedestres, somam R$ 33 milhões.
De acordo com o DER, o resultado da licitação para
melhoria da sinalização das estradas foi concluído em setembro passado. As
rodovias foram dividas em três lotes. O lote 1 ficou com a Talentech
Tecnologia, no valor de R$ 11 milhões; o lote 2 é da Eliseu Kopp e Cia Ltda, no
valor de R$ 12,5 milhões; e o lote 3, da Splice Indústria, Comércio e Serviços
Ltda, no valor de R$ 10,2 milhões. Desde a assinatura, todas as empresas têm 90
dias para a instalação dos equipamentos.
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